terça-feira, 19 de outubro de 2010

Caindo da Graça???

Shalom Chaverim (amigos)!

                            Em D’varim (Deuteronômio) 7.12, encontramos algo importantíssimo para nossa reflexão. Um fato que é pertinente a todos que estão fazendo Teshuvá (Retorno ao Eterno e sua Torá), pois frequentemente somos "acusados" de termos "caído da Graça do Senhor" por voltarmos a observar a Lei (Torá).
                  Temos ali, em D'varim, a seguinte declaração: "Se apenas tu ouvires a essas leis, preservando-as e guardando-as, então YHWH, teu Senhor, guardará para ti a aliança e amor com os quais Ele fez um juramento aos teus pais." (D'varim 7.12.Versão da Torá viva de Kaplan).
                   Se recorrermos ao texto original, veremos que a palavra hebraica utilizada para amor é “chessed”, que por sua vez também é traduzida como “Graça”. Logo, o que temos aqui? Temos uma explicação do que significa estar na Graça de Elohim (ou não)! Ou seja, se guardamos a sua Lei, estamos na Sua Graça, se não guardarmos... caímos dela!
                  Portanto, a acusação que "pesa" sobre nós de termos caído da graça,além de não ser verdadeira é ignorante! Pois, infelizmente, os que nos acusam são os que realmente caíram porque negam a Torá...
                  Agora compare isso com o que diz Yehudá (Judas) Passuk (versículo) 4: "Pois, certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a Graça de nosso Elohim, e negam o nosso único Soberano e Senhor Yeshua HaMashiach."
                  Em outras palavras, o que é dito por Yehudá (Judas) é o seguinte: Pessoas irão se infiltrar em nosso meio dizendo que agora, estamos na graça, por isso não precisamos mais de todo o “peso” da Lei... Você por acaso já ouviu coisa semelhante?
                   Outro fato que precisa ser esclarecido, é a idéia equivocada de que a Graça (como grande bondade do Eterno), só passou a vigorar a partir de Yeshua, pois na realidade, a Graça de Elohim, já era vivida desde o chamado Antigo testamento, ocorrendo 321 citações nesta parte da Bíblia, enquanto no chamado Novo Testamento, ocorre 283 vezes, isto significa que a própria Lei (Torá) é uma expressão da Graça de Adonay, e não apenas isso mas que sempre estivemos debaixo da Graça e nunca debaixo da Lei !! Por Isso Rav. Sha'ul ha Sh'liach (Paulo o emissário) precisou advertir os talmidim (discípulos) Gálatas, sobre uma salvação por obras...
                 Como podemos observar, o desconhecimento do que é Graça e do que é Lei, é antiga. Os Sh'lichim (emissários) frequentemente estavam alertando aos Talmidim (discípulos) contra pensamentos e ensinamentos que não discernian estas coisas.
                 Que o Eterno possa nos conduzir a uma Teshuvá plena, sustentando-nos em sua maravilhosa Graça.

Yochanan ben Avraham

Nenhum comentário:

Postar um comentário