domingo, 6 de novembro de 2011

Lições de Yossef ben Ya'akov

Por Yochanan ben Avraham

Introdução:

O capítulo 39 de Bereshit, inicia a narrativa sobre a saga de Yossef ben Ya'akov em Mitzraim (Egito) e logo na primeira parte do passuk (versículo) 2 encontramos algo fundamental para compreendermos o desenrolar da história:

ויהי יהוה את יוסף
(Vaiehi YHWH et Yossef)
"Mas YHWH estava com Yossef..."

Sim, o Eterno estava com Yossef, mesmo que isso possa parecer improvável devido as situações enfrentadas pelo jovem hebreu, afinal, ele havia sido vendido pelos próprios irmãos após ter corrido iminente perigo de morte. A razão pela qual o Eterno estaria com Yossef pode ser compreendida ao verificarmos as palavras de Amos ha navi (Amós o profeta):

 הילכו שנים יחדו בלתי אם נועדו
(Haielechu shenaim iachdav bilti im noa'adu)
"Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?"

O Eterno estava com Yossef, porque Yossef estava de acordo com o Eterno, ou seja, ele concordava com os preceitos do El Elion! E isso pode  ser comprovado ao longo desta narrativa.
Yossef aprendeu a ser fiel a Elohim vendo o exemplo de seu pai Ya'akov, pois ao contrário dos seus irmãos, ele foi criado mais próximo de Ya'akov que todos os outros, pois ficou órfão muito cedo e certamente seu pai dispensou mais atenção a ele que os demais...por isso a afinidade entre os dois era maior, causando ciúmes e inveja nos outros 10 irmãos. Podemos deduzir que, a "preferência" de Ya'akov se deu por ele ver em seu filho Yossef o temor e obediência que não foi vista nos demais...

O exemplo de Yossef.

Olhemos para Yossef:
Órfão ainda criança; invejado e odiado pelos irmãos; privado do conforto e carinho do Pai aos dezessete anos; vendido e revendido como escravo a mercadores estrangeiros; exposto como mercadoria no Egito e, após reinício de vida, caluniado e preso injustamente; na prisão, após auxiliar detentos  foi esquecido por quem ajudou...Todos estes acontecimentos poderiam torná-lo uma pessoa extremamente amarga, depressiva, improdutiva. No entanto, Yossef, à despeito de todas as intempéries da vida não ficou prostrado. Qual seria a razão pela qual Yossef não sucumbiu ante a dor e o sofrimento? A resposta está em sua confiança na providência de Elohim, como poderemos ver adiante quando ele disse saber que tudo aconteceu para que a vida fosse preservada (Bereshit 45.5) e também na consciência  de quem ele mesmo era e a quem representava! É notório o fato de que  Yossef não tinha uma vida pautada em eventos externos nem tampouco na opinião de terceiros, obviamente estava mais preocupado com sua consciência  do que com sua reputação. Por isso, mesmo em situações tão adversas, não desistiu da vida, continuou vivendo de forma produtiva dando o seu melhor onde quer que estivesse.
A grande lição ensinada por Yossef ben Ya'akov é: "Quem permanece fiel a YHWH e a si próprio, pode encontrar a paz e algum grau de felicidade, ainda que em situações difíceis...Esta é a paz que excede todo o entendimento (Filip. 4.6 e 7)

Caráter Santo X Triunfalismo neo-pentecostal.

A vida de Yossef também levanta uma questão muito pertinente aos dias atuais em relação as propostas de diversos (a maioria !) líderes do seguimento cristão neo-pentecostal, pois contrastando com o discurso triunfalista de que tudo vai dar certo, que não se terá problemas e que em "Jesus" os problemas acabarão, temos os fatos que contradizem esta falácia.

Os momentos mais difíceis na vida de Yossef, ocorreram após ele decidir OBEDECER OS MANDAMENTOS DE YHVH ! Isso contrasta com os ensinos deste líderes, que adotaram uma linguagem empresarial em um ambiente que deveria ser espiritual, líderes que esqueceram as palavras de Sha'ul ha sh'liach (Apóstolo Paulo):

"Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;
tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes."
(1 Timóteo 6:7-8)

E também do próprio Yeshua HaMashiach:

"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações..."
Yochanan/João 16:33

Como podemos afirmar, que Yossef sofreu por obedecer os mandamentos de YHWH?
 Isto na verdade é simples de se demonstrar, vejamos: ao obedecer a ordem de seu pai de verificar o que seus irmãos estavam fazendo em Shechem, Yossef estava cumprindo a quinta mitzvah (mandamento):

כבד את אביך ואת אמך--למען יארכון ימיך על האדמה אשר יהוה אלהיך נתן לך 
(kabed et avicha ve'et imecha lema'an iarechun iamecha al ha adamah asher YHWH eloheicha noten lach)
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá."
(Shemot/Êxodo 20:12)

Ao se recusar em deitar-se com a mulher de Potifar e fazer sexo com ela, Yossef cumpria o a oitava mitzvah:

 לא תנאף  (Lo tinaf)
"Não adulterarás."
(Êxodo 20:14)

Conclusão:

Portanto amados, não se deixem enganar, pois o caminho de Adonai é estreito, não acredite nas facilidades vendidas nos programas de televisão... todos aqueles que optaram em obedecer aos mandamentos foram perseguidos, pois o mundo jaz no maligno (Yochanan alef/I João 5.19).

Shavua tov!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário