quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Yossef, a restauração do reino de Israel e a Missão do Mashiach.

Por Yochanan ben Avraham

Introdução:

O perek (capítulo) 42 de Bereshit (Gênesis), relata o primeiro encontro de Yossef com seus dez irmãos após a conspiração destes contra sua vida. Pela primeira vez Yossef estava frente a frente com seus algozes depois de quase duas décadas.
Este episódio é, sem a menor dúvida, um dos momentos mais tensos e emocionantes de toda escritura sagrada...E como se não bastasse isso, é um relato repleto de simbolismos e sinais acerca de restauração do reino de Israel e da missão do Mashiach ben Yossef.
Iremos expor ao longo deste comentário os aspectos proféticos desta passagem e uma lição prática a ser aprendida por todos nós.


Yossef e a futura restauração do reino de Israel.

É do conhecimento de todos (ou quase todos) estudantes da bíblia, que o reino de Israel era formado pela reunião de suas doze tribos, sob o governo de um cabeça, um único rei que governaria e legislaria de acordo com os preceitos de Elohim revelados na Torá. Isso de fato ocorreu de maneira literal quando David ha Melech subiu ao trono, como podemos constatar em Sh'muel beit (II Samuel):

"Então todas as tribos de Israel vieram a David, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne.
E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel.
Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei David fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a David rei sobre Israel.
Da idade de trinta anos era David quando começou a reinar; quarenta anos reinou.
Em Hebrom reinou sobre Yehudah sete anos e seis meses, e em Yerushalayim reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Yehudah."  Sh'muel beit (II Samuel) 5:1-5

No ano 921 AEC o reino de Israel se dividiu em dois, conforme podemos constatar no livro de Melachim alef (I Reis) capítulos 11 e 12. Esta divisão fez surgir o reino do sul, conhecido como Yehudah (Judá), que era formado pelas tribos de Yehudah e Biniamin (Benjamin). Enquanto isso, no norte de eretz Israel (Terra de Israel) era estabelecido o reino de Israel, formado pelas dez tribos restantes, que também era conhecido como Efrayim.

As Dez tribos do norte, após sua "independência", seguiu sua vida paralelamente com o reino de Yehudah, estabeleceu sua capital (Shomeron/Samaria) seu próprio local de adoração (Beit El) e seus próprios reis. Este reino, não teve uma longa duração, pois após duzentos anos de "independência" em 721 AEC, foi tomado pelos assírios em decorrência de suas transgressões aos estatutos do Eterno. A partir deste momento, os israelitas ( ou efraimitas), em sua grande maioria foram assimilados pela nação invasora, perdendo sua identidade, sua fé e sua cultura. Alguns destes efraimitas fugiram e conseguiram se estabelecer no reino do Sul, Yehudah.
Estas Dez tribos são conhecidas historicamente como as "ovelhas perdidas da casa de Israel", havendo, inclusive, discussões rabínicas sobre o paradeiro destas tribos e mesmo se elas um dia voltariam. Vejamos as seguintes citações da Mishná em Sanhedrin 110b:

"As Dez Tribos não retornarão como foi dito (Nitsavim 29:27) 'E Ele os jogou a uma terra diferente como este dia'. Assim como o dia passa e jamais voltará, eles também serão exilados para nunca mais voltarem". Estas são as palavras de Rabi Akiva.

"Rabi Eliezer disse: 'Assim como o dia é seguido pela escuridão, e a luz mais tarde retorna, assim também ficará 'escuro' para as Dez Tribos. O Eterno por fim os tirará de suas trevas.'"


 "Rabi Shimon ben Yehudá de Kfar Ako diz em nome de Rabi Shimon: 'Se seu comportamento continuar da maneira que é hoje (este dia) eles (Efrayim) não retornarão. Se eles se arrependerem, na certa retornarão.'" (grifo meu)

No entanto, apesar das discussões rabínicas, há uma profecia anunciada e reeditada a cada geração, que estas dez tribos retornarão um dia! Vejamos uma delas:

"Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafim.
Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão a YHWH seu Elohim, e a David, seu rei; e temerão a YHWH, e à sua bondade, no fim dos dias." Oshea (Oséias) 3:4-5

Sobre o fato das dez tribos serem conhecidas como as ovelhas perdidas de casa de Israel, vejamos as palavras de Yeshua em Matitiyahu (Mateus) 15.24:

"E ele (Yeshua), respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel."

Diante disso, fica fácil entender o porque Yehudah não o recebeu, pois não era sua hora...


Semelhanças impressionantes!

Muitos rabinos e comentaristas do passado, chegaram a conclusão que a vida de Yossef representava e apontava para a obra do Mashiach. Ou seja, os eventos ocorridos na vida de Yossef seriam sinais para o povo israelita de como seriam os passos do Mashiach.Tanto é verdade, que nesta etapa da missão messiânica Ele, o Mashiach, foi identificado como "Mashiach ben Yossef" (Messias filho ou descendente de Yossef). Vejamos alguns paralelos:

Bereshit 42.3 = Zecharyah 8.23

"Então desceram os dez irmãos de Yossef, para comprarem trigo no Egito."

"Assim diz YHWH Tsevaot: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco."

Da mesma forma que os dez irmãos de Yossef desceram ao Egito e encontraram seu irmão, as dez tribos "desceram ao mundo" e encontraram ao Mashiach.

Bereshit 42.4 = Ruhomayah 11.25

"A Biniamin, porém, irmão de Yossef, não enviou Ya'akov com os seus irmãos, porque dizia: Para que lhe não suceda, porventura, algum desastre."

"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios (Efrayim) haja entrado."


Da mesma forma como parte (Biniamin) da casa de Israel (Ya'akov) não foi a Yossef, parte do povo de Israel não "desceu" à Yeshua. Percebam que foi justamente a parte do Reino do Sul (Yehudah) que não desceu.

Bereshit 42.5 = Oshea 7.8

"Foram, pois, os filhos de Israel comprar mantimento, misturados com outros forasteiros, por que a fome assolava a terra de Canaã."

"Quanto a Efraim, ele se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado."

Da mesma forma que os filhos de Ya'akov (Israel) estavam misturados com os forasteiros, Muitos dos filhos de Israel estão misturados entre as nações estrangeiras.

Bereshit 42.8 = Oshea 5.3 e Lucas 19.44

"Yossef, pois, reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram."

"Eu conheço a Efraim, e Israel não se me esconde; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou."

“... e te derribarão a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação."

Assim como Yossef reconhece seus irmãos, o Mashiach reconhece os seus e os resgatará, e da mesma forma como os irmãos de Yossef não o reconheceram no primeiro encontro, os irmãos de Yeshua (Yehudim/Judeus) também não reconheceram Yeshua como o Mashiach de Israel. Sobre este fato. Gaon de Vilná escreveu algo bem interessante, vejamos:

"Yosef reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram". Este é um dos atributos de Yosef HaTzaddik, zs'l. Não apenas em sua geração, mas em cada geração, Mashiach ben Yosef reconhece seus irmãos mas eles não o reconhecem. Isto é um ato do Satan (a contra inteligência) que esconde atributos Mashiach ben Yosef, de modo que os judeus, infelizmente, não reconhecem seus passos, e nem o reconhecem como Mashiach e ainda fazem chacota dele. Em cada geração Mashiach Ben Yosef se revela para alguns do seus irmãos, mas eles não creem nele. Eles o agridem com palavras e fazem piada dele. Mashiach Ben David não pode aparecer (ser despertado) até Mashiach Ben Yossef seja revelado..."

Bereshit 42.17 = Oshea 6.1 e 2

"E meteu-os juntos na prisão por três dias."

"Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e no-la atará.
Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele."

Assim como somente após o 3º dia os filhos de Ya'akov (Israel) seriam libertos, somente após o terceiro dia (em termos proféticos) Israel retornará a vida. Ou seja, esse terceiro dia se refere a restauração do reino de Israel, sendo anunciado através da visão do vale dos ossos secos e lembrado pelo sh'liach Sha'ul em Ruhomayah (Romanos) 11.15.


Perdendo a audição.

Uma revelação muito importante para se entender porque a maioria dos yehudim (judeus) não deram (e ainda não dão) ouvidos ao chamado de Yeshua à Teshuvá (arrependimento), pode ser entendido quando atentamos bem para o fato de que os eventos ocorridos com Yossef anuncia o que ocorreria com o Mashiach e com Israel. Um destes eventos, que poucos perceberam é a prisão de Shimon. Vejamos o que está por trás disto:
O nome Shimon, segundo filho de Ya'akov, vem da mesma raiz de Shema (ouvir). Este nome lhe foi dado porque sua mãe Leah acreditava que o Eterno"ouviu" que ela não era amada por Ya'akov.
Quando Shimon foi preso por Yossef, a Torá está nos dizendo de maneira simbólica, que os irmãos do Mashiach ben Yossef (Yeshua) não iriam ouví-lo,  Ou seja, estariam com sua audição "presa". De fato, o Tanach corrobora com este detalhe, vejamos:

"Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado."
(Yeshayahu/Isaías 6:6-10)

"Anunciai isto na casa de Jacó, e proclamai-o em Judá, dizendo:
Ouvi agora isto, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis"
(Yirmeyahu/Jeremias 5:20-21)

Agora compare isso com o que está registrado em Ma'assei ha Sh'lichim (Atos dos emissários) 7.57:

"Então eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele..."

Os nossos irmãos yehudim precisam saber que, não querer ouvir as palavras de Yeshua, não mudará o fato de que Ele era Mashiach ben Yossef! E que só se manifestará como ben David, quando se reconhecerem culpados, (o que não ocorreu no primeiro encontro) conforme predito por Oshea, vejamos:

"Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão."
(Oshea/Oséias 5:15)


O favor de Yossef e a graça do Mashiach.

Outro aspecto do Mashiach ben Yossef revelado neste perek (capítulo), está no favor concedido por Yossef. Poderemos ver que quando seus irmãos perceberam que os mantimentos trazidos do Egito não foram cobrados, eles ficaram aterrorizados e temeram uma represália por parte dos egípcios.
Da mesma forma, muitos acreditam que obterão "favores" do Senhor por terem "pago" o preço. Esta concepção equivocada da relação entre o Criador e os homens, têm sido a causa de muitas frustrações. É justamente contra esta concepção equivocada que Sha'ul  (Paulo), combateu usando uma analogia entre Hagar ( a escrava) e Sarah (a livre). Ele explica que aqueles que pensam que podem herdar a salvação por meio das obras da Lei são escravos. Pois a salvação é pela Graça mediante a Fé (Efessayah/Efésios 2.8-10). Contudo, é importante frisarmos que esta liberdade não deve ser confundida com licenciosidade, pois o mesmo Sha'ul ensina que não devemos usar nossa liberdade para darmos ocasião à carne (Galutyah/Gálatas 5.13), pois muitos sob o pretexto de liberdade se entregam às paixões alegando a abolição da Lei, porém, devemos nos lembrar que inclinação da carne é insubordinação a Lei de YHWH. (Ruhomayah/Romanos 8.7).
Yeshua ensinou que seu fardo é leve e seu jugo é suave (Matitiyahu/Mateus 11.30), isso contrastava com os ensinos p'rushim (farizeu) os quais eram pesados demais para o povo (vide Ma'assei/Atos 15.10) que foi induzido a acreditar que sem as obras da lei não poderiam se salvar! Entretanto, para que não haja dúvidas, o que era pesado não era a Torá (ver D'varim/Deuteronômio 30.11 c/c Yochanan alef / I João 5.3) mas os acréscimos feitos a Torá ao longo dos séculos, como foi predito pelos profetas:

"Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali." (Yeshayahu/Isaías 28:10)
 
"Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução (Torá), porque ele é o mensageiro de YHWH Tsevaot.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz YHWH Tsevaot. Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei." (Malachi/Malaquias 2:7-9)

Na verdade, a observância da Lei é o "modus vivendis" de um salvo, e não um meio de salvação, pois a própria Lei é uma expressão da Graça de Elohim!


Lição prática da Sedrá.

A lição que aprendemos nesta Sedrá/Parashah é que os erros do passado, se não forem admitidos e confessados, sempre assombrará quem os cometeu, vimos isso com clareza na vida dos irmãos de Yossef. E assim como somente após reconhecerem que pecaram contra seu irmão Yossef se revelou a eles, o Mashiach só retornará quando olharem para aquele que eles traspassaram e chorarem por Ele (Zecharyah/Zacarias 12.10) e venham dizer:
Baruch haba b'shem Adonai...(Matitiyahu/Mateus 23.39)

 Até a Próxima!

Um comentário:

  1. Shabat Shalom Yochanan,

    Excelente comentário! Esta questão da admissão de culpa, talvez seja o ponto mais difícil para nossos irmãos de Yehudah...

    Muito bom!!!

    No amor do Mashiach Yeshua,

    Yossef Michael
    Kehilah Mayim Chayim - Itu/SP

    ResponderExcluir